Como investir em commodities

Com as ações em um início lento em 2022, a inflação em máximas de 40 anos, os rendimentos dos títulos ainda no lado baixo historicamente e as criptomoedas se movendo de lado, muitos investidores voltarão os olhos para ativos reais, como commodities, para reforçar seus portfólios.

Para os interessados, há diversas formas de investir em commodities, como no mercado futuro, por meio de fundos negociados em bolsa ou comprando ações individuais vinculadas a commodities.

Mas as commodities são conhecidas por serem voláteis. “Os preços das commodities são altamente cíclicos, subindo e descendo com as expectativas de demanda”, diz Michelle Cluver, estrategista de portfólio da Global X.

E, como diz Cluver, ainda há ventos contrários globais enfrentados pelos mercados de commodities. “Os mercados de commodities estão atualmente se equilibrando entre a guerra na Ucrânia, criando incerteza sobre a oferta e os bloqueios chineses, levantando preocupações sobre o menor crescimento econômico global”, diz ela.

Então, é ideal ter exposição a commodities agora? Isto é o que você precisa saber se estiver interessado em diversificar seu portfólio com commodities:

  • Tipos de mercadorias.
  • 3 maneiras de investir em commodities.
  • Commodities como hedge de inflação.
  • Commodities como um hedge contra ações e títulos.

Contents

Tipos de Mercadorias

Commodities são matérias-primas que são usadas na produção de outros bens e podem ser compradas e vendidas. As commodities vêm em dois tipos: commodities leves e duras. As commodities leves são cultivadas, como café, trigo ou gado, enquanto as commodities duras são recursos naturais que são extraídos, como ouro, petróleo ou gás natural.

No mundo dos investimentos, as commodities são outra classe de ativos, como ações ou títulos, que podem ser negociados nos mercados.

As commodities desempenham um papel importante na economia, afetando os preços dos alimentos, gás, vestuário e todos os tipos de bens manufaturados. Em outras palavras, quase tudo que você pode comprar. O aumento dos preços de commodities como petróleo, gás e trigo estão entre os motores da atual onda de inflação.

Normalmente, quando há um aumento nos preços das commodities, os consumidores terão que pagar mais por bens e serviços. Essa correlação pode ser um bom presságio para investimentos em commodities.

3 maneiras de investir em commodities

O investimento em commodities vem em várias formas. Teoricamente, você pode investir diretamente em commodities como ouro físico, milho ou trigo, mas o armazenamento, transporte e manutenção desses bens são impraticáveis ​​para a maioria dos investidores individuais. Mas existem outros veículos de investimento que oferecem uma maneira muito mais fácil de acessar o mercado de commodities:

Contratos futuros. As commodities podem ser negociadas no mercado de futuros. Os contratos futuros de commodities são acordos para comprar e vender commodities a um preço predeterminado em algum momento no futuro. A negociação de futuros envolve especulação e requer conhecimento da mercadoria em particular, por isso pode não ser uma estratégia adequada para um investidor iniciante. A maioria dos participantes nos mercados futuros são produtores e consumidores institucionais.

Fundos negociados em bolsa de commodities. Os ETFs de commodities são uma ótima maneira de investidores individuais abordarem o investimento em commodities. Os fundos de commodities investem em matérias-primas, metais preciosos, recursos energéticos e muitos outros, dependendo do foco do fundo. Alguns também investem em um mix de empresas envolvidas na produção de commodities. Os ETFs de commodities são comprados e vendidos em bolsas de valores juntamente com ações individuais.

Os ETFs de commodities ajudam os investidores a ganhar exposição à classe de ativos enquanto gerenciam o risco, pois você pode comprá-los e vendê-los como quiser. Alguns ETFs de commodities bem conhecidos incluem Aberdeen Standard Bloomberg All Commodity Strategy K-1 Free ETF (ticker: BCI) para exposição a uma ampla gama de commodities, SPDR Gold Shares (GLD) para investimentos em commodities de metais preciosos e United States 12 Month Fundo do Petróleo (USL) para investimentos em energia.

Estoques de commodities. Outra maneira de ganhar exposição a commodities é comprando ações de empresas relacionadas a commodities, como ações de petróleo, ações de mineração de ouro ou ações agrícolas. Esta é uma maneira fácil e indireta de se envolver no investimento em commodities. No entanto, o risco é que os preços das ações sejam influenciados pelo desempenho operacional das empresas, e não simplesmente pelas mudanças nos preços das commodities.

Portanto, os investidores devem fazer a devida diligência ao investir nas empresas vinculadas a commodities que tenham modelos de negócios fortes e gerem lucros consistentes. Algumas ações de commodities populares incluem a mineradora global Rio Tinto Group (RIO), a empresa de recursos naturais BHP Group Ltd. (BHP) e a mineradora de ouro Barrick Gold Corp. (GOLD).

Commodities como hedge de inflação

A inflação não tão transitória nos EUA vem crescendo há meses, atingindo uma taxa anual de 8,5% em março, de acordo com o índice de preços ao consumidor do Departamento do Trabalho. As commodities são uma das poucas classes de ativos que podem servir bem aos seus investimentos em uma economia inflacionária em ascensão.

“Os EUA continuam em uma expansão no meio do ciclo, com fortes números de empregos e perspectivas de crescimento, levando a preocupações de que a demanda adicional continue elevando os preços das commodities”, diz Lindsey Repp, gerente de Estratégia e Consultoria de Investimento da Stash, uma empresa de investimentos, plataforma bancária e educacional.

As commodities têm sido historicamente vistas como ativos que protegem contra a inflação, uma vez que um aumento nos preços das commodities está ligado a preços mais altos ao consumidor. Se a inflação persistir, ter exposição a commodities pode ser uma boa estratégia por enquanto.

Commodities como hedge contra ações e títulos

Outra característica atraente das commodities é que elas tendem a ter uma baixa correlação com ações e títulos. Isso significa que eles podem ter um desempenho superior quando ações e títulos têm desempenho inferior.

Repp diz que os investidores que têm carteiras tradicionais de ações e títulos estão preocupados com o fato de seu desempenho não ser tão forte quanto nas últimas décadas, já que a alta inflação e o aumento das taxas de juros definem o clima econômico.

“Ações de tecnologia de alto crescimento, nas quais o mercado se tornou altamente concentrado na última década, e títulos são dois grupos de títulos que tendem a lutar durante períodos de taxas de juros crescentes. por algum terreno perdido”, diz Repp.

Tanto em um ambiente de inflação intensa quanto em um ambiente de taxas de juros crescentes, os investidores podem sentir que não têm para onde ir, diz Joy Yang, chefe global de gerenciamento de produtos de índice da MV Index Solutions.

“As taxas de juros crescentes tornam os títulos e muitos cantos dos mercados de ações uma escolha ruim, a inflação torna o dinheiro uma escolha ruim e a incerteza sobre o crescimento econômico futuro também torna as ações uma escolha arriscada”, diz ela.

Então, para onde os investidores devem ir neste ambiente econômico atual? Yang diz que as commodities atendem ao portfólio no gerenciamento da volatilidade e do potencial de alta.

“Tecnicamente falando, as commodities, em geral, devem ter uma baixa correlação com as classes de ativos tradicionais, por isso são um bom diversificador em qualquer ambiente econômico”, explica.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

error: This content is protected !!